fbpx
dom. dez 15th, 2019

InSitte Blog

O InSitte Blog é uma revista 100% eletrônica de cultura, entreterimento e esporte juiz-forano que trabalha com os mais variados assuntos a nível nacional e internacional.

JF SABOR 2017 TERMINA COM SALDO POSITIVO

6 min read

Chegando a sua 13ª edição, o JF SABOR nos brindou com o tema cerveja. Assim trazendo elementos culinários que conversam com essa que é uma das bebidas mais queridas pelo Brasil.

Organizada e fomentada pela ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), e com parceria da cervejaria artesanal Antuérpia, o JF SABOR 2017 durante o período de 40 dias recebeu diversas receitas de pratos exclusivos produzidas por aproximadamente 60 estabelecimentos do setor gastronômico de Juiz de Fora e Região.

 

Dessa vez o evento teve como sede o Shopping Jardim Norte, que durante o sábado 4 de novembro foi palco do que há de melhor da comida Juiz-forana e mineira.

Com isso fizemos algumas entrevistas com os principais restaurantes ali presentes, que você confere logo abaixo.

 

SUBLIME E SUA CULINÁRIA ÍTALO BRASILEIRA

Com seis anos de existência a Sublime espaço Gourmet vêm chamando atenção, e fazendo sucesso com sobremesas e sorvetes da cultura italiana. Algo até então presente apenas nos grandes centros.

Mauro Cavaca, empresário e proprietário da Sublime, nos contou que antes de lançar sua marca fez uma verdadeira imersão na cultura italiana, principalmente na área gastronômica.

“Procuramos e estudamos as melhores matérias primas para que nosso produto fosse excelência no ramo, ” revelou Mauro.

Ele disse também, que foi a diversos outros empreendimentos iguais ao que tinha a intenção de montar. Justamente com o objetivo de trazer a cultura verdadeiramente italiana, e criar o clima que desejava para sua gelateria.

“Após algum tempo aprendendo e nos preparando, fechamos uma parceria com o Shopping Independência, onde foi aberto nossa primeira loja, ” nos contou.

Também acrescentou que todos os maquinários, vitrines e ingredientes que utilizam são trazidos diretamente da Itália, o que traz uma ambientação fiel as gelateria italianas.

Mauro disse que no ínicio da Sublime, tiveram o apoio de um chefe de cozinha brasileiro, que morou durante um período de tempo na Itália, e se especializou em gelatos.

“O Chefe Gelatie foi uma peça importante no início, e até hoje quando temos alguma ideia para lançar novos sabores o procuramos, ” relatou.

Ele acrescentou que hoje, possui mais de 300 sabores disponíveis para seus clientes. E que além dos gelatos, a Sublime oferece uma grande diversidade de opções e ambientes em sua loja no bairro Juiz-forano, São Mateus.

Para Mauro, o JF Sabores foi um grande divisor de águas. Pois, através do festival pode mostrar as outras faces de seu empreendimento, que até então eram muito vinculados ao doce italiano.

“Logo no primeiro ano em que participamos do JF Sabor na edição de 2016, fomos premiamos com pratos diferentes do que muitos eram acostumados a falar quando se pensava em Sublime”

 

Entre as diversas opções que possui, Mauro ressaltou o risoto arabitalha (Prato com variação de elementos italianos e da culinária árabe), que os levou a ser premiados. Além do Hambúrguer com pão de malto, costela bovina, fuzile de bacon e molho de cerveja caramelizada na cerveja.

BOM PANQUECAs. DA FACULDADE PARA A VIDA

Anna Flávia nos contou que eles são associados a ABRASEL e desde 2016 faz parte do festival JF Sabor.

“Nós já ganhamos três prêmios em categorias distintas, mas o principal ponto de fazer parte deste evento é divulgar a marca e nossos produtos para o maior número de pessoas possível, ” disse.

Ela nos contou que a história da Boom Panquecaria nasceu quando ainda estava na faculdade, pois além das aulas ligadas ao curso de ‘Artes e Design’, tinham matérias como gastronomia.

“Quando fazia essa matéria sempre pensava que se eu tinha a capacidade de estudar gastronomia na faculdade, seria capaz de trabalhar nessa área como profissional, ” revelou.

Segundo Anna, sua ligação com a gastronomia cresceu tanto que virou tema de seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Logo após, tive a ideia de ter meu próprio empreendimento e foi quando tive ideia de montar a Boom Panquecaria.

Perguntamos para finalizar a entrevista quanto a sua opinião em relação a importância do evento para a cidade de Juiz de Fora, e a Anna disse que vê o JF Sabores como um grande divulgador das cozinhas artesanais da cidade. E por isso gosta muito de participar do festival.

Entre os pratos que trouxeram damos aqui destaque para o “Vô Dodora”, que leva como ingredientes o Pernil Suíno marinado na cerveja e desfiado, envolto em fina massa de panqueca, coberto com molho agridoce de melado de cana, salpicado com farofa de malte defumado e bacon. Coroado com crispies de couve e harmonizado com a cerveja Boom Bier Premium.

Foto por Rafael Bueno

 Dom Manuel, uma ponte brasil-Portugal

Entre os destaques deste ano estava o restaurante e bistrô Dom Manuel, principalmente pelo pela variedade de petiscos feitos com os mais finos ingredientes com é o caso do pastel de bacalhau com requeijão cremoso.

Marcos Henrique, sócio proprietário do Dom Manuel, nos contou que a ligação deles com o festival vem desde quando o JF Sabores ainda era apenas um esboço em uma folha de papel.

“Trabalhei na ABRASEL quando surgiu a proposta de criar um evento que englobasse e evidência-se a culinária artesanal Juiz-forana. ” relatou.

Ele ainda completou que vê o festival como uma grande oportunidade de compartilhamento de ideias e fomento da inovação em termos de cozinha na cidade.

“Acho que só existe vantagens em fazer parte do JF Sabor, pois devido à grande divulgação na mídia local as empresas ali presentes aumento e muito as chances de ascensão e reconhecimento do público que vai nas edições buscando novidades gastronômicas, “ acrescentou.

Marcos nos contou que durante algum tempo, fez parte do executivo da ABRASEL e que nesse período de experiência pode perceber o quanto é necessário cada vez mais criar eventos como o JF Sabores e que a tendência de adesão da população é cada vez maior daqui para frente.

Foto por Rafel Bueno

Serra do Ibitipoca traz tradição e boa gastronomia

José Candido, empresário e representante do resort Serra do Ibitipoca, que por serem afiliados a ABRASEL, estão sempre presentes nos eventos promovidos pela associação.

Ele ainda acrescentou brincando “ Agente vem para o festival feliz e ainda oferecer o que temos de melhor. ”

Perguntamos quanto a questão de virem da cidade de Ibitipoca como representantes aqui em Juiz de Fora.

José comentou que por Ibitipoca ficar a 80 quilômetros daqui, e que a grande maioria do público em seu empreendimento é de Juiz de Fora. E por este motivo sente muita tranquilidade quanto a participar representando Ibitipoca.

“Além do Serra do Ibitipoca, faço parte da família ligada a marca de vinhos e derivado, Valduga, que além da bebida produz cosméticos, geleias, cervejas e espumantes. E devido a isso, estamos aqui representando os Valduga também, “ acrescentou.

Em relação a história do Serra do Ibitipoca, José disse que tudo começou em 1995 quando decidiu conhecer a cidade indicado por seu irmão que hoje mora na cidade de São Paulo capital.

“Assim que cheguei na cidade, encontrei um terreno que estava a vendo. Logo decidi compra-lo e já faz 18 anos que estou nesse ramo, ” revelou.

Agradecimentos

 Fala galera, venho através dessa breve despedida de reportagem informar que a partir de agora o In Sitte cresceu e temos na equipe nosso amigo jornalista e especialista em Marketing, Rafael Bueno. Seja muito bem-vindo.

Vlw galera, até a próxima.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *